Keystone logo

Estude em Montreal: Por que Montreal? Perspectiva de um graduado

5 de mai. de 2022

Crédito da foto © Eva Blue - Tourisme Montréal

Por que Montreal? Perguntamos a Wanda, uma estudante internacional recém-formada .

Você pode nos contar um pouco sobre você?

Meu nome é Wanda e nasci e cresci na cidade de Recife, Brasil. Tenho 24 anos e me formei no último semestre como bacharel em Gestão de Tecnologia de Negócios pela Concordia University.

Enquanto estive lá, tive a oportunidade de conhecer pessoas afins e participar de uma série de projetos relacionados aos meus vários interesses e paixões - desde uma residência artística e várias conferências até pesquisas sobre gerenciamento de resíduos e participação na minha iniciativa favorita, CP3 Concordia, que recicla resíduos de plástico no campus para criar novos itens. No momento, trabalho em período integral como gerente de projetos júnior na Couche-Tard, onde posso aplicar o que aprendi na universidade e, ao mesmo tempo, aprender com a equipe inteligente e estruturada com a qual trabalho.

No meu tempo livre, gosto de passar o tempo com os amigos, pintando, indo a eventos relacionados à arte, customizando roupas e conduzindo um projeto de pesquisa independente que envolve o cultivo de bioplásticos a partir de celulose microbiana em minha casa. Sinto-me muito grato por tudo o que Montreal me ensinou e espero continuar aprendendo mais sobre a intersecção entre sustentabilidade e tecnologia.

Encontrar um programa

Quer estudar em Montreal? Encontre e compare programas

Por que você escolheu estudar em Montreal?

Para ser honesto, eu não sabia muito sobre Montreal antes de vir aqui pessoalmente e experimentar a vibração da cidade em primeira mão. Terminei o ensino médio na Califórnia e vim primeiro para Montreal para fazer um curso de francês de um mês, que foi quando me apaixonei pela cidade. Lembro-me de ter ficado maravilhado com a segurança que sentia andando pelas ruas daqui. Também fiquei impressionado com o conveniente sistema de transporte público, a diversidade de atividades e o charme bilíngue único. O fator decisivo para eu me candidatar à universidade aqui foram os custos de matrícula mais baixos em comparação com as universidades americanas em que fui aceito.

Como foi sua experiência como aluno em termos de suas aulas e professores?

Tive uma experiência muito positiva com meus professores na Concordia. Eu me senti à vontade para fazer perguntas e senti que eles realmente se importavam com os alunos e se estávamos todos seguindo o curso. Tutoriais são oferecidos para determinados cursos e os alunos têm a oportunidade de trabalhar como assistentes de ensino, o que é uma ótima maneira de aprimorar seus conhecimentos enquanto também trabalha meio período.

A equipe e os vários recursos do campus de Concordia realmente ajudaram a tornar minha experiência universitária maravilhosa. Alguns dos recursos incluem um escritório de serviços voluntários (LIVE CENTRE), um escritório dedicado a ajudar os alunos a encontrar moradia e resolver problemas relacionados ao aluguel, serviços de gerenciamento de carreira para ajudar na redação de currículos e tutoriais gratuitos de redação ou matemática. Os recursos realmente me ajudaram a navegar na vida universitária e também na minha vida pessoal como um jovem adulto em uma cidade estrangeira.

Como você descreveria Montreal?

Montreal é uma cidade onde as pessoas e as ideias prosperam. É um centro multicultural onde parece que todos têm uma história ou projeto para compartilhar no qual estão totalmente investidos, o que é uma coisa linda de se experimentar. Pessoas vêm de todos os cantos do mundo, trazendo consigo uma gama diversificada de conhecimentos e perspectivas que fazem a cidade parecer viva com possibilidades.

Vindo originalmente da América do Sul, fiquei tão surpreso ao descobrir como é seguro andar sozinho aqui a qualquer momento. Você pode facilmente se locomover e chegar a qualquer parte da cidade de dia ou de noite. No verão, você pode aproveitar os belos parques e festivais culturais gratuitos, abertos a todos. Além disso, é fácil se locomover de bicicleta, com mais ciclovias sendo adicionadas o tempo todo. No inverno, quando as temperaturas mais baixas começam a pesar, é possível encontrar conforto nos diversos eventos artísticos da cidade ou jantando na casa de amigos.

Acho a cultura bilíngue de Montreal encantadora e nada limitante. Na verdade, acho que isso me motiva a querer aprender outro idioma. Aqui, se você esquecer uma palavra em francês, basta mudar para o inglês ou vice-versa. As pessoas estão abertas para ajudá-lo a aprender o idioma e muitas vezes também estão no processo de aprendê-lo.

Você acha que há muito o que fazer no inverno?

Absolutamente! Se você ama a neve como eu, Montreal é um país das maravilhas do inverno. Na cidade, você pode encontrar vários locais para patinar no gelo, jogar hóquei no gelo e praticar esqui cross-country. Fora da cidade, há pistas de esqui a cerca de uma hora e meia de carro do centro da cidade. E para aqueles que preferem ficar em casa, Montreal tem uma variedade de museus de arte, pistas de patinação no gelo cobertas, teatros, cinemas, shows de comédia e cafés para escolher. E muitas vezes há festivais internacionais de cinema acontecendo ou dias em que os museus oferecem entradas com descontos.

O que você mais gostou de estudar em Montreal?

Como uma cidade universitária, Montreal está repleta de mentes brilhantes que procuram aprender, compartilhar e criar. Esse sentimento me capacitou a participar de projetos multidisciplinares emocionantes, onde pude aprender com outros alunos, incluindo alunos de mestrado e doutorado, ao mesmo tempo em que compartilhava as coisas que estava aprendendo em meu próprio programa. Portanto, minha parte favorita de estudar em Montreal foi ter a oportunidade de aprender sobre sistemas de informação e comércio em sala de aula e, em seguida, aplicar esse conhecimento participando de projetos extracurriculares que combinam minha paixão por tecnologia e sustentabilidade. A liberdade intelectual de Montreal sempre me fez sentir que posso aprender sobre qualquer coisa, desde que tenha o projeto, a equipe e a motivação certos em mente.

Você precisa falar francês para estudar em Montreal?

Não, de jeito nenhum. Montreal tem universidades anglófonas onde os cursos são ministrados exclusivamente em inglês. Pela cidade, muitas vezes você é saudado com um “Bonjour, oi!” quando você entra em uma loja ou café, o que lhe dá a opção de responder em inglês ou francês. Para quem quer aprender francês, o governo do Québec tem um programa chamado Francisation que oferece aulas de francês gratuitas.

Há muitos estudantes internacionais em Montreal?

Sim, Montreal abriga quatro grandes universidades e é ponto de encontro de estudantes do mundo todo. Por isso, existem muitos lugares que atendem especificamente à população estudantil, desde ótimas bibliotecas, cafés e galerias de arte até eventos organizados por estudantes.

O que você pretende fazer agora que se formou?

Eu me formei em dezembro de 2021 e atualmente trabalho em período integral como gerente de projetos júnior na Couche-Tard. Essa função foi uma ótima combinação para mim, pois o gerenciamento de projetos é uma área em que trabalhei durante minha experiência extracurricular e é um campo no qual estou constantemente procurando melhorar minhas habilidades e conhecimentos. Sou grato por ter encontrado a equipe em que trabalho agora porque é formada por pessoas muito inteligentes, com profundo conhecimento de sistemas e gerenciamento de projetos, valorizando muito o bem-estar de todos os membros da equipe.

Você pode trabalhar em Montreal enquanto estuda?

Definitivamente! Os estudantes internacionais têm um número de horas que podem trabalhar legalmente delineado em sua permissão de estudo. Trabalhei meio período no campus desde o segundo semestre até me formar e, no verão, fiz estágios em período integral.

Montreal é uma cidade com muitos setores diferentes e, como estudante internacional, há várias oportunidades de trabalhar dentro ou fora do campus enquanto você estuda. Quando se trata de trabalhar no campus, pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro e, ao mesmo tempo, contribuir para a comunidade universitária. Normalmente, você precisa se registrar para obter uma permissão para trabalhar no campus, sobre a qual o escritório de estudantes internacionais ou a equipe de serviços financeiros devem aconselhá-lo. E a partir daí é só se candidatar às vagas abertas. Em termos de trabalho fora do campus, você geralmente se inscreve na empresa diretamente pelo site ou pessoalmente.

É fácil encontrar um bom emprego em Montreal?

Montreal tem muitas oportunidades de trabalho, especialmente na indústria de tecnologia. É difícil dizer se é fácil ou difícil encontrar um emprego, pois isso é altamente subjetivo. Mas, pela minha experiência, nunca senti que seria impossível encontrar um bom emprego aqui, considerando quantas empresas e oportunidades existem.

Encontrar o emprego certo para você pode levar tempo e o processo obviamente envolve alguma rejeição. Pessoalmente, fui rejeitado várias vezes antes de ser contratado para um trabalho no qual estava realmente interessado. Ser rejeitado ou recusar você mesmo uma posição é uma parte normal da candidatura a um emprego ou estágio.

Meu conselho é arriscar sua carreira! Crie uma lista de empregos que lhe interessam. Participe de workshops e assista a vídeos sobre como fazer um currículo forte. Elabore uma carta de apresentação com base no trabalho em que você está interessado. Participe de eventos de feiras de carreira e encontre-se com o consultor de carreira de sua universidade. E o mais importante, lembre-se de que existem muitos recursos e pessoas, como eu escolho Montreal , que se dedicam a ajudar os estudantes internacionais a serem bem-sucedidos na cidade.

Veja o perfil de Wanda no LinkedIn

Um lugar inspirador para aprender

Quer saber mais sobre como é estudar em Montreal? Esta seção informa o que você precisa saber sobre a vida estudantil em Montreal, desde aprender francês até festivais e atividades realizadas na cidade, bem como a cena gastronômica mundialmente famosa de Montreal.

Uma metrópole multicultural para estudantes internacionais

Montreal é uma das cidades mais diversificadas da América do Norte. Com pessoas de todo o mundo morando lá, Montreal é vibrante e empolgante, além de abrigar uma grande variedade de escolas. Saiba mais sobre tudo isso nesta seção.

Uma gama de programas com perspectivas promissoras

Com grandes oportunidades de trabalho e estágios durante e após os estudos, os programas em Montreal têm perspectivas promissoras para sua futura carreira. Saiba mais sobre isso nesta seção.

Estude no Canadá

Quer saber mais sobre como é estudar no Canadá? Clique aqui para descobrir o que você precisa saber sobre estudar no Canadá.

Uma entrevista de estudante internacional de Montreal

Quer saber mais sobre as oportunidades de permanecer em Montreal após a formatura? Esta seção apresenta uma sessão de perguntas e respostas com Hasti, uma estudante internacional do Irã que está no país no final de seu mestrado.

O processo de imigração

Já decidiu estudar em Montreal? Descubra tudo o que você precisa saber sobre as permissões de estudo e o processo de imigração para estudantes internacionais no Québec.

Por que Montreal? Perspectiva de um graduado

Esta entrevista com Wanda, recém-formada pela Concordia University, lança luz sobre as várias oportunidades para estudantes internacionais em Montreal após a formatura.