Keystone logo

As 10 melhores universidades da Romênia em 2023

22 de mar. de 2017

Mais do que apenas Drácula e cidades medievais, a Romênia é um ótimo país a ser considerado para sua experiência de estudo no exterior, com qualificações reconhecidas em toda a Europa, graças ao fato de que a maioria das universidades romenas alinha seus programas com o Sistema de Bolonha. Além de uma educação de alta qualidade, a Romênia pode oferecer taxas mais baixas de estudo e acomodação, o terceiro programa educacional e de internet mais rápido do mundo ministrado em várias línguas estrangeiras.

Dê uma olhada em nossa lista de universidades (ordenadas por cidade) para considerar se você está pensando em estudar no exterior na Romênia.

Braşov

Transilvânia Universidade de Brasov

Fundada em 1948, a Universidade da Transilvânia de Brasov tem uma matrícula anual de 20.000 alunos e 800 docentes. Eles constroem seus programas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho para fornecer educação, treinamento e pesquisa relevantes e aplicáveis com base em conceitos de desenvolvimento sustentável e estruturas nacionais e europeias. Além do romeno, a Transilvania University of Bravos oferece programas em inglês, alemão e francês.

Bucareste

Universidade de Bucareste

A Universidade de Bucareste foi fundada em 1864, tornando-se uma das mais antigas instituições de ensino superior da Romênia. A Universidade tem parcerias com mais de 100 universidades em todo o mundo e os graus que concedem são reconhecidos internacionalmente. A universidade possui cerca de 32.000 alunos matriculados e oferece uma variedade de opções de estudo, de bacharelado a doutorado, além de outros programas acadêmicos como Erasmus e aprendizado ao longo da vida.

Universidade POLITEHNICA de Bucareste

Com mais de 190 anos de experiência, a Universidade POLITEHNICA de Bucareste (UPB) é a maior e mais antiga universidade técnica da Romênia, sendo a principal fonte de especialistas técnicos do país. Com uma matrícula de cerca de 23.000 alunos anualmente. A UPB se orgulha de seus processos contínuos de modernização e diálogo contínuo com a indústria da educação na Europa e em todo o mundo.

Academia de Estudos Econômicos de Bucareste

Fundada em 1913, a Academia de Estudos Econômicos de Bucareste prioriza a internacionalização, oferecendo vários programas (de bacharelado a doutorado) ministrados em inglês, alemão e francês. Quase 22.000 alunos estão matriculados em suas 12 faculdades, dos quais 700 são de países não pertencentes à UE. A academia oferece vários serviços específicos para estudantes internacionais, como orientação, acomodação, orientação profissional e serviços médicos. Os alunos também terão a oportunidade de fazer qualquer um dos 11 cursos de idiomas, incluindo romeno, para uma experiência educacional mais imersiva.

Cluj-Napoca

Cluj Napoca

Universidade Babes-Bolyai

Fundada em 1959, a Babes-Bolyai University é a maior universidade da Romênia, com mais de 41.000 alunos matriculados todos os anos. Oferecendo cursos em romeno, húngaro, alemão, inglês e francês, a Babes-Bolyai University é uma universidade incrivelmente acessível para quem deseja estudar no exterior na Romênia, especialmente considerando que sua taxa de admissão é de 90-100% dos candidatos. Além de instalações acadêmicas, a universidade também oferece serviços não acadêmicos aos alunos, como moradia, instalações esportivas, auxílio financeiro, programas de intercâmbio e cursos online.

Universidade Técnica de Cluj-Napoca

Uma universidade de pesquisa e educação avançada, a Universidade Técnica de Cluj-Napoca foi fundada em 1922 e tem uma matrícula anual de cerca de 12.500. Com um departamento de relações internacionais dedicado e mais de 200 parcerias interuniversitárias e mobilidade estudantil, a universidade prioriza a internacionalização. Ao lado da educação e da internacionalização, a pesquisa também é foco da universidade,

Iaşi

Universidade Alexandru Ioan Cuza

A Universidade Alexandru Ioan Cuza foi fundada em 1860 e foi a primeira universidade romena a implementar o Processo de Bolonha, que garante a comparabilidade nos padrões e qualidade das qualificações de ensino superior nos países europeus. A universidade se orgulha de oferecer educação personalizável, tornando-se também a primeira universidade na Romênia a oferecer um campo de estudo principal e secundário. Com mais de 23.000 alunos e uma equipe de 745 funcionários, a Universidade Alexandru Ioan Cuza coopera com mais de 400 universidades em todo o mundo, tornando-se um instituto de educação acessível e de renome internacional.

Universidade Técnica Gheorghe Asachi de Iaşi

A Universidade Técnica Gheorghe Asachi de Iaşi foi fundada em 1813, tornando-se uma das instituições mais antigas e conhecidas da Romênia. A universidade tem uma importante tradição em engenharia, educação científica e cultural, com foco na acessibilidade e compatibilidade com outras universidades europeias através do Sistema Bolonga. Todos os anos, cerca de 17.000 alunos obtêm uma qualificação de engenharia de alta qualidade que os equipa com as habilidades para contribuir para a inovação, pesquisa e desenvolvimento econômico.

Timişoara

Universidade Oeste de Timisoara

Fundada em 1962, a West University of Timişoara tem um forte foco na internacionalização, com mais de 350 acordos de intercâmbio com programas e organizações em todo o mundo e credenciamento de vários órgãos acadêmicos internacionais. A universidade oferece 19 programas de estudo que são ministrados em línguas estrangeiras (inglês, francês e alemão) nos níveis de bacharelado e mestrado.

Universidade Politehnica de Timişoara

A Politehnica University of Timişoara foi fundada em 1920 e é uma das mais conhecidas e maiores universidades técnicas da Europa Central e Oriental, com uma matrícula de cerca de 12.000 alunos por ano. Os programas oferecidos são projetados de acordo com o Sistema de Bolonha, com mais de 100 estudantes internacionais realizando um estágio anualmente.