Keystone logo
Aarhus University Mestrado em Geologia
Aarhus University

Mestrado em Geologia

Aarhus, Dinamarca

4 Semesters

Inglês

Período integral

Aug 2025

EUR 15.300 / per year *

No campus

* para alunos de fora da UE / EEE

Introdução

O Mestrado em Geologia na Universidade de Aarhus tem abordagens práticas e teóricas e envolve ensino em sala de aula e excursões de campo. Os alunos aprendem a analisar um problema geológico através da criação de um modelo de trabalho, da recolha e análise de dados no terreno ou em laboratório, da sua utilização em modelos numéricos e da elaboração de um relatório científico.

O programa é flexível e centrado na investigação, encorajando os estudantes a expandir os seus conhecimentos e a adaptar a sua investigação aos seus próprios interesses pessoais e profissionais.
Existem muitas especializações diferentes à escolha. O programa de mestrado foi concebido para enfrentar os desafios societais e formar os candidatos para encontrar soluções para a poluição do solo e da água, encontrar locais adequados para sistemas de energia verde e produzir soluções para várias outras questões climáticas

Pesquisa Especializada

O ensino do programa está integrado na investigação ao mais alto nível internacional e com um elevado grau de flexibilidade que permite aos estudantes explorar os seus próprios interesses, tanto nos laboratórios como no terreno.

Oferecemos as quatro especializações seguintes: Água, Clima, Energia e Sistemas Terrestres Profundos.

O programa de mestrado em geologia está intimamente relacionado com o programa de mestrado em geofísica, e os dois programas têm muitos cursos conjuntos. Pressupõe-se a existência de conhecimentos básicos de geofísica, cálculo, programação e química.

Os estudantes trabalham em estreita colaboração com o pessoal técnico e com alguns dos melhores investigadores dinamarqueses e internacionais neste domínio. O trabalho em equipa é promovido para proporcionar um fórum de investigação e discussão em grupo, bem como oportunidades de colaboração com empresas privadas para investigação.

A tese, que é fortemente ponderada, é uma chance para os alunos adaptarem seu grau aos seus próprios interesses pessoais e profissionais enquanto se beneficiam da estreita colaboração com colegas e membros do corpo docente.

Carreira

Os licenciados em geologia pela Universidade de Aarhus trabalham nos sectores público e privado, tanto na Dinamarca como no estrangeiro, em áreas como:

  • Desafios climáticos
  • Abastecimento de água
  • Purificação e proteção do ambiente
  • Exploração de fundações para turbinas eólicas offshore
  • Energia geotérmica
  • Extração de cascalho, areia e metais
  • Desenvolvimento de produtos com geo-materiais
  • Cartografia das águas subterrâneas

Requisitos de admissão

Os seguintes graus de bacharelato qualificam os estudantes para a admissão no programa de mestrado em Geologia:

  • Licenciatura em Geologia pela Universidade de Aarhus ou pela Universidade de Copenhaga.

Outros diplomas podem dar acesso ao programa de mestrado, desde que a universidade avalie que o seu nível, extensão e conteúdo correspondem aos diplomas acima mencionados.

Para avaliar se um diploma de bacharelato é elegível para admissão ao Mestrado em Geologia, a Universidade de Aarhus considera importante o seguinte

  • Deve ser um diploma de bacharelato em ciências com componentes disciplinares em geologia equivalentes a 60 ECTS, incluindo pelo menos 10 ECTS em cada uma das seguintes áreas temáticas:
    • Petrologia/geologia estrutural/geologia de recursos
    • Hidrogeologia/hidrologia
    • Geologia/glaciologia/clima do Quaternário
    • Sedimentologia/estratigrafia/bacias hidrográficas
  • Além disso, o programa deve incluir componentes de disciplinas fundamentais equivalentes a 30 ECTS na maioria dos seguintes tópicos: Geofísica, programação, física, química, matemática (cálculo), teoria das probabilidades e estatística.

No âmbito de uma eventual admissão, podem ser estipulados outros requisitos relativos à composição do programa de estudos.

Requisitos linguísticos

Como o inglês é a língua de instrução em todos os assuntos, todos os candidatos devem fornecer evidências de sua proficiência em inglês.

Direito legal de admissão

Os estudantes com um programa de licenciatura em Geociências na Universidade de Aarhus têm o direito de ser admitidos no programa de mestrado em Geociências, na condição de apresentarem o pedido de admissão ao programa de mestrado o mais tardar três anos após a conclusão do programa de licenciatura. O direito legal de admissão pressupõe a receção do pedido pela Universidade de Aarhus dentro do prazo estabelecido.

Critério de seleção

Uma vez que o programa de mestrado apenas admite um número limitado de estudantes por ano, o cumprimento dos requisitos de admissão não garante, por si só, a admissão no programa.

A alocação de vagas para estudantes é baseada em uma avaliação geral. Ao avaliar candidatos qualificados, o comitê de admissões avalia os candidatos com base nos seguintes critérios:

Formação académica

  • Nível geral - grau de bacharel
  • Notas alcançadas em cursos relevantes *
  • Cursos relevantes * (medidos em unidades de crédito) incluídos no seu diploma de bacharel

* Os cursos relevantes incluem cursos de base nas áreas de Geologia, Geofísica, Física, Química, Matemática, Teoria das Probabilidades, Estatística e Programação.

Observe que as notas obtidas após o horário da inscrição não podem ser incluídas na avaliação do nível da série.

O comitê de admissões avalia cada candidato com base nas informações fornecidas em diplomas, transcrições e descrições de cursos.

Estrutura do programa

O mestrado em geologia tem 120 créditos ECTS e é composto por disciplinas das 4 especializações. A especialização é feita através da participação em actividades e projectos do curso e da elaboração de uma tese. O primeiro ano consiste em trabalhos de curso, enquanto o segundo ano é um projeto de investigação que pode escolher e que é realizado sob a supervisão de um membro do corpo docente.

Antes de chegar à Dinamarca, o estudante estrutura o seu programa de estudos individual com a ajuda do responsável pelo estudo do Departamento de Geociências, escolhendo cursos de um catálogo de cursos. O seu programa baseia-se nas suas qualificações académicas, nos seus interesses e nas disciplinas que estudou para a sua licenciatura.

Formas de ensino

Na Universidade de Aarhus, o contacto com os investigadores é muito próximo, o que raramente acontece noutras universidades. A porta do gabinete do professor está sempre aberta se precisar de esclarecimentos sobre o material de estudo e é encorajado a fazer perguntas nas aulas e durante os exercícios. Exigimos muito das suas competências académicas e da sua independência. Em troca, obtém benefícios consideráveis sob a forma de desafios académicos e conhecimentos científicos, para além de competências alargadas.

Parte do ensino é na forma de palestras que introduzem novos ângulos no material em comparação com os livros didáticos. Os exercícios teóricos e práticos ocorrem em pequenos grupos, onde você estuda questões relevantes em profundidade.

As formas variadas de ensino, a colaboração em grupos e a oportunidade de um diálogo científico estreito com os investigadores proporcionam-lhe competências gerais que são muito procuradas no mercado de trabalho global. Estas competências incluem o pensamento abstrato, crítico e independente, a capacidade de análise e o planeamento estratégico. Pode utilizar estas competências em muitos contextos - mesmo em empregos para os quais não sabia que tinha qualificações.

Programa de doutoramento

Se tiver as competências e os interesses necessários, pode candidatar-se à admissão no programa de doutoramento. Pode candidatar-se depois de ter concluído a licenciatura e um ano de mestrado ou depois de ter concluído o mestrado. No programa de doutoramento, começa a trabalhar num projeto de investigação e recebe gradualmente formação através de cursos e orientação pessoal para se tornar um investigador.

1 Semestre

Cursos Electivos (30 ECTS)

2 Semestre

Cursos Electivos (30 ECTS)

3 & 4 Semestre

Tese de Mestrado em Geologia (60 ECTS)

Vida de estudante

O Departamento de Geociências é uma pequena comunidade de cerca de 110 estudantes, unidos pela investigação partilhada, viagens de campo e interesses comuns. Os estudantes têm acesso a várias áreas de estudo e instalações, incluindo salas de leitura tranquilas, uma cozinha comum, computadores e, claro, um clássico bar dinamarquês de sexta-feira.
Graças à pequena dimensão do departamento, os estudantes beneficiam de um rácio professor/estudante favorável. Além disso, o departamento valoriza uma política de "portas abertas", o que significa que os professores estão disponíveis para ajudar e participar em debates com os alunos.
As aulas decorrem em laboratórios bem equipados com pessoal técnico para ajudar. O Departamento dispõe de mais de 1.000 m2 de laboratórios e oficinas eléctricas, com equipamento que inclui máquinas práticas para a preparação de amostras, laboratórios químicos e um laboratório ultra-limpo sem metais. Dispomos de equipamentos analíticos de última geração, tais como XRF, XRD, GCMS, SEM, ICP-MS e microscópios altamente avançados para muitos fins, bem como de equipamentos sísmicos e outros equipamentos geofísicos para a realização de sondagens em terra ou no mar.

Admissões

Bolsas de estudo e financiamento

Currículo

Taxa de matrícula do programa

Oportunidades de Carreira

Sobre a escola

Perguntas