Keystone logo
© Instituto Universitario Ortega-Marañón
Instituto Universitario Ortega-Marañón

Instituto Universitario Ortega-Marañón

Instituto Universitario Ortega-Marañón

Introdução

Fundado em 1986, o Instituto Universitario Ortega-Marañón é um centro de pós-graduação e pesquisa equivalente, em essência, às escolas de pós-graduação das universidades norte-americanas. A nossa atividade académica desenvolve-se em quatro áreas do conhecimento: Governo, administração e políticas públicas; Liderança, política e comunicação; cultura e língua espanhola; Ciências Humanas e da Saúde.

Disponibilizamos uma ampla e variada oferta formativa presencial, semipresencial e online , onde se destacam os nossos programas de doutoramento, mestrados universitários oficiais, mestrados, cursos de especialização e especialização, programas executivos , seminários, workshops e cursos de formação contínua.

A pesquisa também é um dos núcleos centrais do Instituto Universitário. É canalizado através de projetos de investigação e de equipas que articulam as suas atividades através de seminários e centros especializados em áreas de estudo que apoiam a sua atividade académica, como a nossa Escola de Política e Alto Governo, Goberna.

O modelo de ensino é caracterizado pela participação de acadêmicos das melhores universidades internacionais. Promove também uma metodologia científica rigorosa e técnicas inovadoras adequadas às necessidades de um mundo em contínua mudança. Esta fórmula permite ao aluno desenvolver competências de liderança aliadas ao pensamento crítico face aos problemas e desafios que hoje existem na nossa sociedade, além de aproveitar as sinergias que ocorrem entre o mundo académico e profissional, graças a uma extensa oferta de estágios em empresas e inclusão ativa em diferentes redes científicas.

A sua estrutura organizacional está integrada na Fundação Ortega-Marañón , instituição nascida em 2010 como resultado da fusão da Fundação José Ortega y Gasset (criada em 1978) e da Fundação Gregorio Marañón (criada em 1988). Inspirado na disposição e espírito dos seus proprietários, bem como no significado que ambos os intelectuais tiveram para a sociedade do seu tempo. O Instituto Universitário de Investigação Ortega y Gasset foi o primeiro instituto universitário promovido e gerido em Espanha por uma entidade privada, a Fundação José Ortega y Gasset-Gregorio Marañón, e ligado a uma universidade pública, a Universidade Complutense de Madrid.

Misión

Desarrollar y potenciar el talento de los alumnos en un espacio generador de sinergias entre los mundos académico, profesional, las redes científicas y el mundo empresarial, con el objetivo de formar alumnos conscientes y sensibles de los problemas existentes en el entorno social.

Visión

Contribuir a la formación de excelencia académica, con un marcado carácter multidisciplinar y transversal, para dar respuesta a las demandas de un mundo cada vez más global y competitivo, a través de un modelo docente que pone en valor la atención personalizada al alumno, la convivencia en el aula, el pensamiento crítico y el uso de nuevas tecnologías.

Valores

  • Responsabilidad y sensibilidad social
  • Rigor científico
  • Innovación académica
  • Pluralidad y diversidad de ideas y opiniones
  • Compromiso con la inclusión e igualdad social

Bolsas de estudo e financiamento

¿Quiénes son los destinatarios?

Os alunos do Instituto Universitário Ortega-Marañón matriculados em seu mestrado oficial poderão concorrer a uma bolsa do Programa de Excelência da Fundação Ortega-Marañón. Estas bolsas cobrirão 30% do valor da propina, excluindo as propinas pagas à Universidade de referência do mestrado.

¿Qué necesito presentar y dónde?

Os interessados deverão encaminhar o formulário de inscrição à secretaria do Instituto no momento da formalização da inscrição juntamente com o pagamento da reserva de vaga e enviá-lo à secretaria do Instituto até o dia 15 de setembro de 2020. Deverá constar:

  • Datos personales
  • El Máster en el que está matriculado
  • La documentación que aporta
  • Las becas que haya solicitado o tenga intención de solicitar en cualquier convocatoria pública o privada

Los criterios para la concesión de las becas son: 1) expediente académico (70%), 2) situación personal o familiar (10%), 3) residencia fuera de Madrid en el año anterior a su matriculación (10%), 4) carta de motivación personal (10%). Los alumnos deberán entregar la documentación que acredite cada una de estas circunstancias y podrán adjuntar dos cartas de recomendación de profesores. El Instituto podrá solicitar a los candidatos seleccionados que acrediten la autenticidad de los documentos que hayan presentado con originales o copias compulsadas.

¿Cómo discurre el proceso de selección? ¿Es compatible con otras becas o ayudas?

La Comisión Académica que concede las becas estará integrada por el director del Instituto, la directora general de la Fundación José Ortega y Gasset – Gregorio Marañón, dos personas de la secretaría académica y dos profesores del Instituto nombrados a propuesta del director del Instituto y de la directora general. Esta Comisión, según los informes recibidos, realizará la evaluación y selección de candidatos y elevará a la dirección antes del 1 de diciembre, una propuesta de concesión de becas para su comunicación formal a los candidatos seleccionados.

O Programa de Bolsas de Excelência da Fundação Ortega-Marañón é um auxílio de estudo incompatível com qualquer outra bolsa de edital público ou privado para os mesmos estudos de pós-graduação. O bolseiro tem a obrigação de comunicar ao Instituto qualquer outra bolsa que lhe seja concedida, no prazo de 10 dias a contar da sua atribuição.

¿Cómo se aplica y cuándo?

La beca implica la reducción de la matrícula por un importe que se fijará cada curso académico en función del número de estudiantes matriculados. Esta reducción del importe se aplicará al último plazo del pago de la matrícula.

¿Qué se me puede pedir en caso de recibir la beca?

El Instituto podrá solicitar a los becados que realicen actividades de apoyo a la docencia, investigación y la cultura de la institución, las cuales les serán acreditadas. Estas actividades de colaboración no implicarán relación laboral ni mercantil con la institución ni serán remuneradas.

Rankings

Os mestrados do Instituto Universitário de Investigação Ortega-Marañón estão mais uma vez entre os melhores de Espanha, segundo o ranking “El Mundo”.

O prestigioso ranking dos 250 melhores mestrados de Espanha do jornal “El Mundo” reconhece, mais uma vez, o Mestrado em Governo e Administração Pública e o Mestrado em Cooperação Internacional e Gestão de Políticas Públicas no Top 5, na sua categoria .

Os Masters IUIOM que figuram entre os 5 primeiros em Espanha na sua especialidade são

O Mestrado Universitário Oficial em Governo e Administração Pública, conseguiu, pelo oitavo ano consecutivo, ser classificado entre os melhores na sua especialidade. No Master Ranking 250, destacam que o Mestrado “prossegue a formação de especialistas no funcionamento da política e instituições administrativas com a relevância de ter um duplo foco: pesquisador e profissional.”

Mestrado Universitário Oficial em Cooperação Internacional e Gestão de Políticas Públicas, destaca-se este ano na sua especialidade por “oferecer um poderoso módulo de formação que o diferencia dos restantes, dirigido à gestão de políticas públicas de desenvolvimento”.

Ambos os mestrados são ministrados pelo Instituto Universitário de Pesquisas Ortega-Marañón (IUIOM), qualificação oficial concedida pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo (UIMP).

Campus Life & Facilities

O Instituto Universitário de Pesquisas Ortega-Marañón (IUIOM) ministra programas on-line por meio de um moderno Campus Virtual com suporte Moodle (sistema usado pela maioria das universidades) fácil de usar que permite levar a sala de aula para o seu computador doméstico ou para o seu próprio celular . O Campus Virtual é uma plataforma online de ensino e interação que oferece aos docentes e formandos a possibilidade de estabelecer uma comunicação fluida e contínua ao longo do processo formativo. Também oferece suporte educacional para treinamentos formais presenciais e uma ferramenta básica para o desenvolvimento de sessões virtuais. Temos todas as ferramentas necessárias para que você aproveite 100% do seu programa de estudos.

No IUIOM quisemos ir mais longe, para que a experiência formativa não se limitasse à permanência em sala de aula (presencial e virtual). Queremos que os nossos alunos façam parte de uma rede de milhares de pessoas na qual, além dos ex-alunos dos diferentes programas de formação, estejam ligadas pessoas com interesse na atividade cultural e académica da Fundação Ortega-Marañón.

Serviços estudantis

Seguimiento personalizado

Dispomos de uma equipa de profissionais - professores tutores - que acompanham diariamente o desempenho dos participantes, verificando o seu grau de participação nas atividades de formação e os resultados que obtêm nas avaliações dos módulos. Atualizam regularmente o campus virtual com notícias de interesse dos alunos e enviam lembretes das tarefas que devem realizar, de acordo com o calendário acadêmico. O acompanhamento realizado pelos tutores é fundamental para orientar os participantes na gestão do tempo e mantê-los motivados durante o desenvolvimento do programa.

O acompanhamento é realizado tendo em conta o perfil e as necessidades de cada aluno. As ferramentas do campus virtual são utilizadas para obter informações sobre o acesso dos participantes aos conteúdos programáticos e o seu envolvimento nas atividades de discussão ou debate. Adicionalmente, são feitos contactos personalizados por e-mail e por telefone para apurar as causas da baixa participação dos alunos, caso esta ocorra. Durante as sessões presenciais, os alunos podem realizar reuniões com os tutores para estabelecer os canais de comunicação mais adequados ao longo do programa.

Os alunos dispõem de uma série de ferramentas que lhes permitem fazer consultas diárias sobre o conteúdo dos módulos e transmitir, aos responsáveis do programa, qualquer incidente que possa surgir no seu desenvolvimento. Os tutores mantêm um registo das questões colocadas pelos participantes e comprometem-se a dar uma resposta num prazo não superior a 72 horas.

Os tutoriais são realizados ativando fóruns virtuais ou organizando ligações telefônicas entre os participantes e os coordenadores dos módulos. Em qualquer caso, cabe à gestão do programa definir a modalidade mais adequada, em função das necessidades dos módulos e do número de participantes inscritos no programa.

As consultas aos professores deverão ser feitas pelo campus virtual, evitando o uso de e-mail. As consultas podem ser direcionadas através dos fóruns ou mensagens diretas.

transmissão

O uso do streaming em cursos ministrados on-line promove um contato mais próximo entre professores e alunos e estimula a participação. Os guias de ensino do curso especificam as datas e horários das sessões que serão realizadas via streaming . Para os participantes que não conseguirem se conectar no momento, as sessões serão gravadas para que possam visualizá-las sempre que desejarem.

Na parte final do streaming , os alunos terão a possibilidade de perguntar ao vivo aos professores de cada módulo, para esclarecer ou ampliar os aspectos que considerem adequados.

Locais

  • Madrid

    Calle Colegiata, 9 , 28012, Madrid

    Perguntas