Keystone logo
Politecnico di Torino

Politecnico di Torino

Politecnico di Torino

Introdução

Entre no mundo do PoliTO e encontre todas as informações que você precisa para fazer a escolha certa!

De 26 a 28 de maio, participe dos OPEN DAYS online de Cursos de Mestrado, pensados para te ajudar a construir o seu futuro: 33 Cursos de Mestrado nas áreas de engenharia, arquitetura, design e planejamento territorial.

Uma ocasião para descobrir também os serviços, projetos, equipes de alunos, oportunidades para alunos estrangeiros e muito mais.

Por 160 anos, o Politecnico di Torino tem sido uma das instituições públicas de maior prestígio em nível internacional e italiano em matéria de educação, pesquisa, transferência de tecnologia e serviços em todos os setores da arquitetura e da engenharia.

O Politecnico di Torino foi fundado em 1859 como Escola de Aplicação para os Engenheiros (Escola Técnica de Engenheiros) e tornou-se Regio Politecnico di Torino em 1906. Uma longa história, que serviu de referência para a educação e pesquisa na Universidade. Itália e Europa, uma Universidade de Pesquisa de nível internacional, que atrai estudantes de mais de 100 países e ativa cerca de 800 colaborações por ano com indústrias, instituições públicas e organizações locais.

A atenção à pesquisa teórica e aplicada, o conhecimento e desenvolvimento de tecnologias de ponta, a concretude e o realismo quanto à gestão de um processo de manufatura ou à organização de um serviço, o cuidado da funcionalidade sem deixar de lado o design, a análise e proposição de soluções para o Desafios da sociedade de hoje para planejar um futuro sustentável: egressos do Politécnico de Torino recebem uma formação que vai muito além do conhecimento técnico. Eles são capazes de gerenciar a natureza interdisciplinar do mundo científico de hoje, sem esquecer as implicações sociais, éticas, econômicas e ambientais.

Excelentes resultados nas áreas de educação e pesquisa, julgamentos positivos dos alunos, processos de educação de qualidade e a capacidade de ganhar bolsas nacionais e europeias levaram o Politecnico di Torino a um lugar excelente na avaliação elaborada pelo Ministério da Educação italiano, Universidades, e Pesquisa (MIUR). Posicionamento comprovado pelos bons resultados da Universidade a nível europeu.

O Departamento Interuniversitário de Estudos e Planejamento Urbano e Regional

O Departamento Interuniversitário de Estudos e Planejamento Urbano e Regional (DIST) é uma estrutura conjunta líder do Politécnico e da Università di Torino que trabalha na área cultural de transformação territorial e de governo dos processos territoriais analisados em seus processos físicos, econômicos, sociais, políticos, aspectos culturais e suas inter-relações, em uma perspectiva sustentável, da escala global à local.

O DIST promove, coordena e administra a pesquisa básica e aplicada, a capacitação, a transferência de tecnologia e os serviços ao território voltados especialmente para as ciências e as políticas urbanas e regionais e sobre a paisagem, projeto e planejamento territorial, urbano e ambiental.

Além disso, as áreas de pesquisa do DIST incluem análise, planejamento e governo do contexto territorial; planejamento urbano e políticas de desenvolvimento sustentável das áreas urbanas e rurais; diagnóstico e gestão do patrimônio cultural, arquitetônico e paisagístico; geografia humana, econômica e política; sociologia e mídia urbana e ambiental; métodos e técnicas de levantamento e representação à escala urbana e territorial; história e conservação da arquitetura da cidade e seu território; planejamento de transporte e logística; viabilidade técnica e econômica de planos e projetos urbanos.

O DIST incentiva atividades interdisciplinares voltadas para o aprimoramento das interações entre pesquisadores de diferentes áreas culturais. O DIST apóia atividades de pesquisa vinculadas às suas disciplinas científicas e promove o relacionamento com outros setores. O DIST promove fortemente a participação em programas de pesquisa locais, nacionais, europeus e internacionais.

Dentro de suas áreas culturais, DIST organiza, administra e oferece ensino de alto nível (três anos de bacharelado, nível de mestrado, níveis de mestrado I e II, escolas de especialização, pesquisa de doutorado) fornecendo serviços interdepartamentais e interuniversitários cursos. Além disso, promove e apoia tanto a formação profissional para o poder público como o serviço às empresas privadas, com cursos de formação específicos a vários níveis.

DIST coordena os seguintes cursos no nível de Master of Science:

O DIST promove atividades de formação baseadas em ensaios graças ao apoio de laboratórios de ensino e investigação como o Laboratório de Análise e Representação Urbana e Territorial (LARTU) e o Laboratório de Alta Qualidade (LAQ-TIP).

NOTA IMPORTANTE: o MS em Planeamento Urbano e Regional constitui a versão atualizada e melhorada do MS em Planeamento Territorial, Urbano, Ambiental e Paisagístico, que foi oferecido no Politecnico di Torino no período 2005-2023. O novo MS mantém os principais trunfos do curso anterior, ao mesmo tempo que atualiza os seus conteúdos e métodos de ensino, para preparar os seus alunos para enfrentar os novos e emergentes desafios de desenvolvimento e planeamento territorial.

Recursos do campus

Os campi do Politecnico di Torino inspiram-se na estrutura dos anglo-saxões, com edifícios polivalentes para ensino, pesquisa básica e aplicada e serviços aos estudantes de Torino, e uma rede regional de centros tecnológicos (Alessandria, Biella, Mondovì, Verrès ), dedicado a atividades de pesquisa, transferência tecnológica, formação especializada e serviços à região.

A base histórica e representativa do Politécnico está na cidade, no rio Pó: o Castelo de Valentino, uma casa de Sabóia do século XVII. É o principal campus de ensino da Arquitetura e possui uma área de 23.000 m2.

O grande complexo em Corso Duca degli Abruzzi - com 122.000 m2, principal campus da Engenharia - foi inaugurado em 1958 e é completado pela Cittadella Politecnica: um moderno complexo de 170.000 m2. contíguo ao edifício principal, incluindo áreas destinadas a estudantes, atividades de investigação, transferência de tecnologia e serviços.

O mais novo campus é a Cidadela do Design e Mobilidade Sustentável, em uma área adjacente ao estabelecimento fabril de Mirafiori, uma unidade fabril da Fiat que foi reformada, bem como o prédio Lingotto, que abriga a Master School.

    Rankings

    Posição nas classificações internacionais

    Classificação 2020 QS World University

    • Classificação geral: # 348 - 33% melhores globalmente
    • Por assunto amplo: # 41 Engenharia e tecnologia
    • 2019 QS WUR por assunto:
      • # 38 Arquitetura / Ambiente Construído
      • # 24 Engenharia Civil e Estrutural
      • # 42 Engenharia Elétrica e Eletrônica
      • # 31 Engenharia Mecânica, Aeronáutica, Manufatura e Produção
      • # 24 Engenharia Mineral e de Mineração

    2020 QS - Ranking de Empregabilidade de Pós-Graduação

    • Classificação geral: # 111-120 - Top 24% globalmente
    • Por indicador: # 14 Taxa de emprego de pós-graduação

    Classificação de Ensino da Europa 2019

    • Classificação geral: # 101-125
    • Por Indicador:
      • # 22 Engajamento (compromisso com os alunos)
      • # 48 Resultados (capacidade de gerar valor agregado)

    (mais dados e informações estão disponíveis aqui )

    Locais

    • Turin

      Viale Pier Andrea Mattioli, 39 - 10125 Torino (TO), 10125, Turin

      Perguntas