Estude na República Tcheca: Língua e Cultura
Uma breve história
A República Checa tem uma rica herança cultural e uma história convincente. O reino checo remonta ao século 13. Sob o governo de Carlos IV, que fundou a Universidade de Praga em 1348, ela também se tornou um jogador sério no campo acadêmico. No entanto, entre o início da Idade Média e hoje, a República Checa passou por algumas mudanças importantes. No final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, os tchecos declararam a independência e a Tchecoslováquia foi estabelecida como um país soberano. Os anos que se seguiram foram prósperos para a nova nação e a Tchecoslováquia rapidamente se tornou um dos países mais desenvolvidos do mundo.
O início da Segunda Guerra Mundial, no entanto, dividiu a nação, e a Tchecoslováquia tornou-se três estados diferentes. Após a guerra, a Tchecoslováquia recuperou sua condição de Estado, embora com menos território. Em 1946, o Partido Comunista assumiu e a partir daí o país foi liderado pela União Soviética até a Revolução de Veludo em 1989. A nova revolução foi impulsionada por estudantes e intelectuais cansados do regime comunista e exigiam eleições livres.
Finalmente, em 1992, a Tchecoslováquia se dividiu em República Tcheca e Eslováquia. Mais tarde, a República Checa aderiria à União Europeia em 2004.
Olhando para aprender um pouco de tcheco?
Obtenha uma lista de cursos preparatórios e bolsas de estudo disponíveis internacionalmente e na República Tcheca para estudar tcheco.
Linguagem
A língua oficial da República Checa é o checo. Falado por quase 11 milhões de falantes nativos, o tcheco é classificado como parte do ramo eslavo das línguas indo-europeias. Embora muitas pessoas na República Tcheca tenham um conhecimento básico do idioma inglês, conhecer algumas frases-chave em tcheco o levará longe.
Cultura
Embora a República Checa seja um país relativamente pequeno, tornou-se um destino turístico popular para muitos viajantes, em grande parte graças à sua história fascinante e rica herança cultural. O país tem inúmeras cidades e vilas históricas com mais de 1.500 castelos e 14 patrimônios protegidos pela UNESCO, incluindo castelos e castelos de contos de fadas.
Os alunos podem se deliciar com a culinária tradicional, visitar mercados de agricultores e artesanato, museus ao ar livre e explorar a natureza magnífica ao redor com muitos locais naturais, parques nacionais, trilhas para caminhadas e ciclovias. Não sabe como chegar a esses lugares de maneira econômica? Sem problemas! O excelente sistema de transporte público facilita o acesso a qualquer um desses lugares em pouco tempo.”
Frases úteis em tcheco:
Olá. (formal) - Dobrý den. (DOH-bree dehn)
Olá. (informal) - Ahoj. (ai)
Oi. (informal) - Čau. (comida)
Como você está? (formal)- Jak se máte? (yahk seh MAA-teh?)
Como você está? (informal) - Jak se máš? (yahk seh MAA-sh?)
Tudo bem, obrigado. - Dobře, děkuji. (DOH-brzheh, DYEH-koo-yih.)
Por favor. - Prosím (Prossím)
Obrigada. - Dekuji. (Dyekooyih.)
De nada. - Rádo se estalo. (Raado seh stulo.)
sim. - Ano. (AH-não.)
Não. - Não . (neh.)
Com licença, sinto muito. (chamando atenção) - Promiňte (PROH-mih-nyteh)
Eu sinto Muito. - Je mi para líto. (yeh mee toh LEE-toh)
Adeus (formal) - Na shledanou (NAHSH-leh-dah-noh)
Tchau (informal) - Ahoj (ahoy), Čau (chow)
Eu não posso falar tcheco [well]. - Neumím [moc dobře] mluvit česky (Neh-oomeem [mots dobrzheh] mloovit cheskee.)
Você fala inglês? - Mluvíte anglicky? (Mlooveeteh unglitskee?)
Não entendo. - Nerozumím (NEH-roh-zoo-meem)
Onde é o banheiro? - Kde je zachod? (Gdeh yeh ZAHH-khoht?)
Se você deseja aprimorar suas habilidades no idioma tcheco, considere fazer um curso. Existem várias opções para estrangeiros interessados em aprender tcheco, incluindo a Escola de Verão de Estudos Eslavos, cursos universitários, centros tchecos no exterior ou uma instituição privada. Para construir um conhecimento básico do idioma, há muitos livros e aplicativos que você pode comprar para prosseguir seus estudos de idioma tcheco de forma independente.
Saiba mais sobre educação na República Tcheca:
Estude na República Tcheca - Visão geral
Mais de 50.000 estudantes internacionais escolhem a República Tcheca como destino de estudo no exterior todos os anos. Clique aqui para saber por que a República Tcheca é um ótimo destino de estudo no exterior.
Sistema de educação
Quer saber como funciona o sistema de ensino superior na República Tcheca? Como muitos países europeus, a República Tcheca usa o sistema de Bolonha de três ciclos acadêmicos. Saiba mais sobre o sistema educacional na República Tcheca!
Vistos de estudante
Precisa de visto para entrar na República Tcheca? Saiba mais sobre o processo de visto de estudante e o que você precisa para entrar no país, dependendo do seu status de cidadão. Você também será obrigado a trazer alguns documentos com você para o controle de passaportes no aeroporto, que também cobrimos.
Custos de Habitação e Vida
A República Checa é um país muito acessível em comparação com outros países da Europa. Detalhamos os custos médios de vida e moradia para que você possa ter uma ideia melhor do que pagaria como estudante na República Tcheca.
Propinas e bolsas de estudo
As taxas de matrícula para os programas tchecos variam de acordo com a escola e sua nacionalidade. Normalmente, os cidadãos da UE/EEE/Suíça terão uma taxa de matrícula diferente do que os estudantes de fora da UE. Há também bolsas de estudo disponíveis.
Processo de aplicação
Todos os países têm requisitos de admissão específicos para os alunos ingressarem em suas universidades. Saiba mais sobre os prós e contras da admissão em programas na República Tcheca e o que você precisa para se inscrever, dependendo da sua cidadania.
Programas
Pronto para olhar para a educação na República Checa? Use nosso mecanismo de pesquisa para encontrar e comparar os melhores programas na República Tcheca hoje!